Resenha: Deixe Ela Entrar, John Ajvide Lindquivist

Resenha: Deixe Ela Entrar, John Ajvide Lindquivist

Oie Pessoal!

Mais uma leitura da Maratona #EuTôDeFérias, a sexta para ser exata! 😀

Deixe Ela Entrar- John Ajvide Lindquivist

Livro : Deixe Ela Entra

Autor: John Ajvide Lindquivist

Páginas: 504

Sinopse:

Exibido pela primeira vez no Brasil na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2009, o filme sueco Deixa Ela Entrar é um fenômeno cult. Conquistou prêmios em mais de 40 festivais pelo mundo e foi refilmado por Hollywood. Concebida por John Ajvide Lindqvist, a história que deu origem ao filme foi publicada em 2004 na Suécia, onde se tornou best-seller instantâneo, lançada em mais de 30 países. Trata-se de uma das mais perturbadoras ficções de terror dos últimos tempos. Grande parte de seu impacto se deve à originalidade com que Lindqvist aborda a seara do vampirismo. Vários elementos dessa literatura estão presentes – a começar pelo título que faz referência à crendice de que vampiros só podem entrar em lugares para os quais são convidados -, porém ambientados no mais cru realismo. No enredo, Oskar, um garoto de doze anos, vive com a mãe no subúrbio de Estocolmo, na década de 1980. Solitário e alvo de bullying na escola, passa o tempo lendo e colecionando notícias sobre serial killers e planejando se vingar de seus perseguidores. No entanto sua rotina é alterada quando uma garota de doze anos, Eli, se muda para o apartamento ao lado. Uma profunda identificação aproxima o menino a Eli, ao mesmo tempo em que a vizinhança passa a ser assolada por uma onda de mortes misteriosas. Muito mais que sustos, o livro de Lindqvist desperta os horrores de quem tem de passar da infância para a maturidade em circunstâncias adversas e em um cenário opressivo. Com habilidade, o autor recorre a um registro naturalista, temperado de referências à cultura pop, para desenvolver uma história em que os medos são despertados tanto por elementos sobrenaturais quanto pela realidade concreta.

 

♥Vamos a Resenha!?

Depois de muito refletir, desdo momento que iniciei esse Livro para ser mais exata, cheguei a conclusão que deveria começar tudo com um Quote, a leitura foi andando e eu me peguei em diversos momentos questionando será que há um Quote que represente a grendeza dessa Obra!? Agora já tenho uma resposta para essa pergunta: Não!!!!

O Livro Deixe Ela Entrar é muito mais que um Livro de terror envolvendo o Sobrenatural, ele tem personagens que saltam de suas páginas para os meus Pesadelos. Sim pedalos, cheguei a ter pesadelos com esse Livro, não que ele em algum momento tenha me causado uma grande sensação de medo, mas pelas impressões que ele me causava e a desconfiança que foi crescendo durante a leitura, o frio na barriga, o desconforto diante de algumas cenas que meu cérebro se negava a imaginar! E mesmo assim foi impossível abandonar a leitura, mesmo lendo online!

Seria injusto nessa resenha focar apenas nos personagens centrais: Oscar, o garoto que sofre Bulliyng e deseja como nunca vingança ou Eli, a menina magrela que não sente frio e que se comporta de maneira estranha e comentar aqui sobre o estranho relacionamento que se forma entre os dois, não, eu não posso fazer isso. Todos os personagens deveriam ganhar um comentário de destaque nessa resenha, mas também não é aceitável que eu fassa isso e tire a graça de Vocês lerem o Livro e conhecerem os personagens como eu conheci!

Oskar e Eli!
Oskar e Eli!

O Livro Deixe Ela Entrar é contado em terceira pessoa, o escritor em cada momento foca na vida de um personagem, nas suas vivencias, sua história, no decorrer das páginas Você vai se aproximando de cada personagem e passa a ter um olhar e um sentimento por cada um, ou de ódio, ou carinho. Não Julgo Oskar por se imaginar matando seus agressores na escola, nem Eli por suas necessidades, por mais estranhas que sejam!

Deixe Ele Entrar é um Livro maravilhoso que lhe deixará encabulado, que traz personagens extremamente marcados,  são esses dramas pessoais e o clima de mistério e de agônia que fazem esse Livro ser uma leitura diferente. Fazia muito tempo que eu não lia algo que fazia eu ter a sensação de estar sendo observada, olhar para os lados e me pegar resmugando em relação a atitude de algum personagem! Um Livro de leitura difícil, muito difícil na minha opinião, as cenas muito bem descritas me causavam aquela sensação de estar sentindo sentindo o meu sangue passando pelas veias, me obrigavam a parar diversas vezes e respirar, porém me sentia obrigada a voltar a leitura e descobrir como tudo ia acabar. Esse Livro envolve muitos temas polêmicos como: Bullying, abuso sexual!

Filme Suéco(Oskar).
Filme Suéco(Oskar).

Só mais uma coisa antes de concluir essa resenha, se um dia eu viajar para a Suécia tenho certeza que irei caminha pelas ruas pensando nos acontecimentos desse Livro, louca de medo!

Virou um dos meus Livros favoritos, super recomendo! 😀

♥Em relação as adaptações:

As atrizes que interpretaram a Eli!
As atrizes que interpretaram a Eli!

Foram feitas duas adapações uma Suéca, essa que eu acredito ser muito mais fiel ao Livro levando em conta a aparência dos atores e as informações que acabei por curiosidade pesquisando na internet, e uma adaptação americana intitulada Deixe-me Entrar, onde foi bastante aliviado a história e focado mais no suspense, esquecendo o drama pessoal dos personagens. E o drama pessoal é o que no Livro na minha opinião faz toda diferença!!! O.O Pretendo assisitir as duas adaptações e futuramente fazer um post só comentando as diferenças entre elas e o Livro, para quem não quer ler o Livro mas tem interesse na história! 😉

Trailer da versão Americana sem a legenda Pessoal!

 

Até a próxima Pessoal!

Ass: Amanda Mello!

32 thoughts on “Resenha: Deixe Ela Entrar, John Ajvide Lindquivist

    1. Oie Jessica! ^^
      Tudo sim, espero que com Você também!
      Ainda não vi o filme para dizer se é parecido, mas com certeza as mortes são! O.O E as mortes são muito detalhadas e nojentas siiiiim! Não tenha dúvidas disso!
      Apesar disso, gostei muito do Livro por realmente causar a sensação de medo sabe!? O.O

      Beijooos e até logo! ^^
      Ass: Amanda Mello!

  1. Caramba, só de ler a resenha fiquei com o frio na barriga e olhe que imagino que não foi dito muito sobre a trama, não a esse ponto de estregar a leitura. hahah Já entrou nos meus desejados. Preciso ler esse livro. E esses temas que tem? são bem tensos, quero ver como o autor abordou tudo.
    Adorei a resenha, apesar de agora estar louca pra comprar o livro. Não tenho verba gente! rs
    Beijos
    http://lendoeapreciando.blogspot.com.br/

    1. Não disse quase nada Kamilla! 😀
      Fico muito feliz que esteja na sua lista, é um Livro com muitas cenas de apavorar! kkkkkkk
      O Autor também aborda fé entre outros! Muito interessante a forma de os personagens pensarem!
      Estou na mesma situação, por isso li online! 😀

      Beijocas e até logo!
      Ass: Amanda Mello! *-*

    1. jfxdhfskljks Foi bem apavorante Rob! O.O Isso nunca tinha me acontecido!
      É um Livro maravilhoso, leitura mais que recomendada para quem curte esse gênero!
      Sobre os Filmes ainda não posso falar, mas como Você irei assistir logo! 😀

      Beijocas e até logo!
      Ass: Amanda Mello!

  2. Hi, Amanda. Tudo bem ?

    Quando o filme foi lançado, ele causou um eco enorme no mundo literário e fez com que eu tomasse conhecimento a respeito do livro que originou a adaptação. Gostei da sua resenha e foi bom comparar o que achou de ambas as adaptações. Honestamente, os americanos têm essa tendência a “apaziguar” as coisas com o intuito de atingir um público maior… Infelizmente, money talks.

    Um dia, muito em breve, vou engatar nessa leitura.

    http://www.apenasumahistoria.com

    1. Oie Fernanda! 😀 Tudo sim, espero que com Você também!
      Eu lembro na época que teve uma grande divulgação em relação ao Filme, e que todo mundo comentava sobre o Livro! Mas como eu era mais nova e terror não era o gênero que eu costumava ler, era mais chegada em Chick Lit! Um estilo que leio bastante ainda! Nem cheguei a dar muito bola para o Livro! Como agora meus gostos literários estão mais abragentes em estilos, e eu descobri que amo ler um Livro de terror, decidi que ia conferir o Livro do Filme !!! 😀
      E ainda bem que fiz isso, tava perdendo um Livro muito bom! 😀
      Você tem toda a razão em relação a tendência dos Estados Unidos, por esse motivo decidi falar um pouco sobre ambas adaptações!
      Espero que Você goste! 😀

      Beijoos e até logo!
      Ass: Amanda Mello!

  3. Oi Amanda. Adorei a resenha e consegui sentir todo o medo que você teve ao ler! Fiquei bem interessada em ler e louca pelo post comparativo entre os filmes e o livro. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    1. Oie Daniel! ^^
      É muitooooo bom!!!! Leia, tenho certeza que Você vai gostar como Eu!!!
      Iiiiii nem se acostume, vivo mudando o template e tudo no Blog! haha Ainda tenho que fazer alguns ajustes! O.O kkkk

      Abraço Cara e até logo!
      Ass: Amanda Mello!

  4. Oi, Amanda!
    Eu já tinha ouvido falar do filme. Um professor me indicou, mas foi a americana. Acho que nem ele sabia que tinha duas versões. E eu também não e pra completar tem o livro.
    Então antes de assistir vou procurar ler a obra que parece ser bem interessante, profunda e tratar de temas bem complexos. Sem contar que faz tempo que não leio um livro de terror!
    Adorei a sua resenha ficou bem rica em informações e a forma como você descreveu sua leitura foi contagiante e olha que você leu on-line e ele parece ser grandinho!

    Beijos e até mais!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    1. Oie Sabrina ! 😀
      Conheci primeiro o Filme também, depois que encontrei o Livro pesquisando sobre as adaptações ! ;D
      O Livro é muito bom, super recomendo e espero que Você goste!!!! 😀
      Durante a minha leitura eu fiquei muito paranoica! kkkkk O.O Sério!

      Beijos e até mais! 😀
      Ass: Amanda Mello!

  5. Olá 🙂 A sua resenha me fez sentir vontade de ler esse livro, essa história deve ser bastante forte, aparenta ter personagens com dramas pessoais, 😮 fiquei curiosa.
    Sempre fico interessada em ler livros que tem Bullying.
    Pela sua resenha.. da para perceber que se trata de um livro difícil de ler, entretanto, você também demostrou que é muito bom também, pois vc gostou. 😀 rs
    Adorei d+ a resenha! beijão! ❤
    (ah… Sobre HP: Sim, claro que você pode começar a ler a série pelo 3º livro, isto é, "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", pois, não vejo problema algum, além disso, vc já deve ter assistido os filmes dos livros 1 e 2, 😀 hehe então, já sabe o começo. Desculpe responder aqui nessa sua postagem, [affs eu só falo de HP.. :3 kkkk] )
    Quero ler esse livro aí… "DEIXE ELA ENTRAR" apesar de vc ter feito eu ficar meio com.. medo. '-' kkkk
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    1. Ola Gaby! 😀
      Bom te ver por aqui!
      Leia leia ele, é um Livro de terror maravilhoso e com cenas bem fortes! haha 😉
      Então irei começar por esse, era o meu Filme favorito do Harry e até hoje o que eu mais gosto! 😀 Nem se desculpe, eu entendo! ^^

      Beijos e até logo! 😀
      Ass: Amanda Mello!

Deixe uma Resposta

