Resenha: Eu te Darei o Sol, Jandy Nelson

Resenha: Eu te Darei o Sol, Jandy Nelson

Olá gente, hoje retornando com mais uma resenha de um livro que conseguiu me encantar! ♥

Eu te Darei o Sol

Livro: Eu te Darei o Sol

Autora: Jandy Nelson

Páginas: 384

Editora: Novo Conceito

Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.

Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.

Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Vamos a Resenha!

Eu Te Darei o Sol-trechos

Noah e Jude são gêmeos, apesar da aparência quase igual  sua personalidades não poderiam ser mais opostas. Com 13 anos Noah já é um artista, faz desenhos maravilhosos que deslumbram a sua mãe, enquanto Jude nesse fase sente inveja do irmão e tenta de todas as formas derrota-lo e conquistar o respeito daqueles que a rodeiam, ela deseja apenas ser reconhecida por seu talento, porem nunca tem coragem de mostrar as suas esculturas para a mãe.  Paquerar e namorar todos os garotos ou surfar na praia sem avisar ninguém são apenas algumas formas de provocar a mãe, tentar roubar o único amigo do irmão é quase um grito de socorro, mas parece que ninguém escuta e tudo isso muda depois de um trágico acidente.

Eu te darei o sol-trechos-imagens

A história é contada em primeira pessoa por Noah com 13 anos e no capítulo seguinte com Jude já com 16. Sim, a história vai intercalando os pontos de vista entre os dois, mostrando no futuro  Jude contando o grande acontecimento que fez ela e o irmão fingirem serem alguém que não são: Jude cortando os cabelos, vestindo roupas largas e boicotando futuros namoros com qualquer garoto que mostre interesse nela, pelo menos é assim até conhecer um Europeu que a faz questionar todas as crendices que segue e todas as doenças contagiosas que ela acredita que pode pegar se beijar ele. Noah com 16 anos é um rapaz totalmente diferente daquele que conhecemos aos 13 anos, não há mais desenhos lindos e muito menos o sonho de entrar numa faculdade de Artes, ele não é mais aquele garoto brilhante de emoções transparentes, do tipo  que nós da vontade de abraçar e dizer vai ficar tudo bem, ele é silêncio, não demonstra emoções e na maioria das vezes frio. Enquanto lia os capítulos da Jude muitas vezes me peguei pensando o que aconteceu com ele…

Eu te Darei o Sol-trechos-quotes

Outros personagens que são constante na história e de tremenda importância são a própria mãe das crianças e a Avô, ambas quanto no passado, quanto no futuro são presente ajudando Jude a tomar decisões e principalmente a entender o porque consegue ver  fantasmas  e qual o motivo de um desses fantasmas não estar feliz com uma atitude que ela teve no passado, algo que colaborou para mudar tudo que o irmão acreditava, sim Jude fez muitas coisas, mas para tudo tem um limite não é mesmo. Enquanto isso Noah guarda um segredo que despedaça o seu coração a cada ano que passa e tenho que admitir que o meu também fica mais pequeno cada vez que lembro o que havia acontecido!!!

Eu te Darei o Sol- trechos-quotes-

Esse é o primeiro livro que leio da Jandy e já tenho certeza que irei ler outros, gostei muito de todos os personagens e da forma como a autora soube trabalhar os sentimentos de cada um, na resenha eu não citei todos s personagens pois não quero tirar a oportunidade de que vocês conheçam eles e aprendam a compreende-los e amo-los pelo o que são.

O personagem que mais me identifiquei foi o Noah, pelo menos na fase dos 13 anos, aos 16 é complicado entender  ele, mas conforme a leitura foi andando eu pude perceber o que o fez mudar. Assim como ele, também tenho um amor enorme por desenhos e pela aquela sensação de pegar um lápis e observar um paisagem tentando de alguma forma através das cores passar tudo aquilo que consigo, que sinto. Isso é algo maravilhoso e foi ótimo ler um livro com um personagem que também consegue perceber isso, que também ama desenhar! ♥ Obvio que gostei da Jude também, ela foi cruel em uma época, porem quando mais madura conhecemos uma garota totalmente diferente e cheia de sonhos.

Algo que eu tenho que destacar nessa resenha é que esse não é mais um livro de amor, não, ele trabalha muito mais que isso, ele é sobre família, união e acima de tudo sobre aceitarmos quem somos e amar as pessoas pelo o que são. A edição da editora Novo Conceito está linda, sem erros e feita de uma maneira que podemos sentir o quanto a editora ama os seus leitores. ♥♥♥

<3

Beijos e até logo. Ah fiquem de olho no canal do blog pois todas as resenhas desse mês serão liberadas em vídeo lá discutindo a história de uma forma um pouquinho diferente! 😉

Ass: Amanda Mello.

6 thoughts on “Resenha: Eu te Darei o Sol, Jandy Nelson

  1. Oi…
    Gosto também de livros que tratam da família. Este livro tem estado em meus desejados, mas não sei quando irei ler.
    Que bom que gostou da construção dos personagens.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

  2. Olá
    Que bom que adorou essa leitura, eu quero muito ler ele parece ser muito bom e ainda fala do relacionamento dos irmãos e sus conflitos que percebi.
    A história deve ser muito legal.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    1. Oie Denise! 😀 Bom te ver por aqui!
      Fala sim, como eu disse fala sobre família e eu achei isso demais, é difícil encontrar livros que tratem sobre isso.
      Ela é ótima, espero que quando você ler goste!

      Beijocas e até logo! 😉
      Ass: Amanda Mello.

  3. Oi Amanda, adorei a resenha. Gostei muito do O Céu Está em Todo Lugar que também é desta autora, acho legal dar uma chance para este livro também. Também gostei da quote do E.E.Cummings, é uma das minhas favoritas!

    Beeijo, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

Deixe uma Resposta

