Resenha: O Teste, Joelle Charbonneau

Resenha: O Teste, Joelle Charbonneau

Pessoal hoje retorno com a resenha do livro O Teste, primeiro de uma trilogia do mesmo nome. Leitura realizada após Mil Pedaços de Você, da autora Claudia Gray.

Oteste-editoraúnica-trilogia-joelle.jpg

Livro: O Teste (Livro 1)

Seu tempo está acabando…

Série: O Teste

Autora: Joelle Charbonneau

Páginas: 320

Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.

Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Vamos a Resenha!

O Teste-Joelle.jpg

A história de O Teste se passa em uma sociedade futurística, devastada pelo os horrores da guerra e é nesse ambiente que iremos conhecer Malencia Vale, ou Cia para os íntimos( me sinto íntima dela-jsdghkjgha)  que mora na Colônia Cinco Lagos.

Iniciamos a leitura acompanhando o grande dia da formatura de Cia, onde podemos ver sua ansiedade e esperança em ser selecionada para O Teste. Ninguém sabe como é o teste para cursar a faculdade, mas o que não são selecionados continuam na colônia trabalhando em algo rural. Cia acaba tendo a oportunidade de fazer o teste, animada e ansiosa para enfim ter a grande oportunidade da sua vida, porem ao contar para a família acaba recebendo diferente reações e seu pai decidi lhe confidenciar algo em particular…

O teste-livro1-joelle-distopia-editoraúnica.jpg

Junto com Cia mais três jovens(da mesma colônia) são selecionados, cada um recebeu ao embarcar em uma espécie de avião uma pulseira com um simbolo. O de Cia e de Tomas é o mesmo(desenho da capa gente), o que logo os aproxima mais, os tornando membros da mesma equipe.

O sol desaparece no horizonte e a escuridão começa a cair quando vemos uma pequena estrutura que se projeta entre uma área com plantas altas. Um sobrevivente da guerra ou algo construído depois por um dos que escaparam da destruição? O que quer que seja essa estrutura, parece estar intacta. Olhamos um para o outro e nesse olhar concordamos em seguir para a construção. Poderíamos andar um pouco mais, porém sabe-se lá se encontraremos outra estrutura para acampar.” (Pág. 159)

O Teste é composto por diversas etapas que colocarão cada aptidão dos estudantes aprova e quanto mais Cia avança nas etapas, mais as palavras do seu pai faziam sentindo. 

Joelle tem uma escrita simples e direta, todos os personagens são muito bem construídos e alguns me surpreenderam com suas atitudes. Apesar desse ser o primeiro livro da trilogia teremos uma história com começo, meio e fim e não apenas uma introdução a essa realidade, mas te garanto que será impossível concluir O Teste e não querer ler as sequências, comigo pelo menos foi assim.

o-teste-trilogia-livro1-joelle

Acredito que assim como eu quem já leu algumas distopias irá reconhecer o mundo devastado em que Cia vive, mas ver um pouco da nossa realidade mesclada ali me fez ver a história com outros olhos. Foram vários os momentos em que meu coração ficou apertado, meus olhos bem abertos e temi por cada personagem que simpatizei, não conseguia desgrudar do livro e essa com certeza foi a resenha mais difícil que eu já fiz. Graças a leitura desse livro, que foi uma montanha russa de sentimentos, eu agradeci, sim, eu agradeci a realidade em que vivo. Onde sei exatamente o que irá ocorrer ao entrar em uma sala para fazer um teste.

Para Comprar o Box como eu.

Beijos gente e até logo! 😉

Ass: Amanda Mello.

9 thoughts on “Resenha: O Teste, Joelle Charbonneau

  1. Sabe aqueles livros que você tem vontade de ler desde o lançamento?
    Comigo aconteceu isso com esse livro… Tanto que até comprei o box um tempo atrás mas não realizei a leitura, sei lá por que motivo.
    Ler sua resenha me deixou animada e empolgada para realizar logo essa leitura – e que bom que tenho os três livros pois parece que é uma leitura empolgante que te deixa querendo mais…
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

  2. Olá!
    Adoro distopias desse estilo e estou com a série inteira aqui para leitura, mas ainda não criei coragem de começar. Mas adorei as suas impressões e com certeza me deixou com um pouco mais de vontade para realizar essa leitura.
    Beijos.

Deixe uma Resposta

